Pai Norevaldo, Sacerdote Dirigente do Templo Espiritualista do Cruzeiro da Luz

Pai Norevaldo se considera um médium a serviço da Causa de Jesus e da Umbanda. Nasceu a 12 de dezembro de 1947, na cidade de Salvador/BA. É advogado, com pós-graduação em Direito Comercial, exercendo o cargo de Procurador Federal, no Estado do Rio de Janeiro.

Iniciou sua vida religiosa, pois desde criança foi voltado à religiosidade, na Igreja Católica Romana, tendo sido ordenado Sacerdote Católico com a idade de 23 anos. Foi vigário de São Felix, na Bahia e da Paróquia dos Mares, em Salvador. Sendo transferido para o Rio de Janeiro, logo que chegou começou a ser pressionado pelos fenômenos mediúnicos que o levaram a buscar e conhecer o espiritismo, o espiritualismo e, nele, a Umbanda.

Na sua busca espiritual deixou o Sacerdócio e caminhou pelas estradas do espiritualismo, sempre no afã de aprender e servir melhor. Na Tenda Espírita Vovô Congo da Bahia, que funcionava no bairro de Maria da Graça, no Rio de Janeiro, iniciou seu caminho de aprendizado sendo realizada as iniciações (feituras, coroação), na Umbanda. Ao Babalorixá Azuilson da Oxum, a sempre e certa gratidão pelos ensinamentos e acolhimento em sua Tenda Umbandística.

Sempre buscando, chegou ao Candomblé, empolgado pelos artigos de Pierre Vergé e Mãe Stela, do Axé Opô Afonjá/Ba, com a qual esteve várias vezes.

Foi raspado e fez todas as obrigações inerentes às iniciações do Candomblé, chegando a “Ebome”. À Mãezinha de Oyá e Mãe “Somy”, de Nilópolis, os agradecimentos pela paciência e iniciações em sua bela Roça em Nilópolis. À querida Mãe “Ogunci”, a saudosa Marta de Ogum, irmã que muito orientou e caminhou junto com Pai Norevaldo na sua estrada de esclarecimento e conhecimentos espiritualistas, a prece por um retorno à Pátria espiritual na paz e no amor.

No movimento espírita kardecista esteve junto à grande médium Dolores Bacelar, o grande e insigne Sr. Antonio Alvim, da Ramatis e outros.

Por fim, ajudado e por decisão clara do Caboclo Ventania de Aruanda, seu Guia Chefe e Orientador, Pai Norevaldo fez sua opção definitiva pelo Movimento Religioso Umbandista, aquele plasmado no Astral e plantado em terras brasileiras pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, através do médium Zélio. Embora, como diz sempre, respeite todas as formas de religiosidade, pois todas elas têm o encanto de Oxalá, e através da Fé possam conduzir o fiel ao Pai, acredita que “religião é religação com Deus. Se um movimento qualquer aprisiona em vez de libertar, aterroriza em vez de pacificar, não pode ser considerado um movimento religioso, pois Deus é Amor, Deus é Liberdade, Deus é Paz” (Pai Norevaldo).

Tem como ponto de orientação em sua vida religiosa o Evangelho de Jesus, os ensinamentos de Kardec e Ramatis, e a Doutrina de Umbanda, sempre seguindo os ensinamentos e orientação do Caboclo Ventania de Aruanda nesta Umbanda Espírita Cristã. Ele sempre diz que a Umbanda, a seu ver, tem que ter “como ar que respira, o Evangelho de Jesus; como chão que se fundamenta, a Doutrina Kardecista; e como construção doutrinária e prática a escola filosófica umbandistica adotada, a herança templária e a magística em prol do bem e da caridade”.

Na sua caminhada e aprendizado na Umbanda não se poderia deixar de citar, como preito de respeito e gratidão, a presença do Dr. Carlos Damas e sua esposa, Fátima Damas, Presidente e Vice-Presidente da Congregação Espírita Umbandista do Brasil- CEUB. Assim como o inesquecível Sr. Vanzelotti, saudoso Presidente do CONDU, que muito orientou e ensinou ao Pai Norevaldo sobre a essência da verdadeira Umbanda.

Ao querido irmão Pai Pedro Miranda, Presidente da União Espiritista de Umbanda do Brasil, o Pai Norevaldo e o Templo Espiritualista do Cruzeiro da Luz sempre lhe agradecera pelo apoio, carinho e acolhimento dado ao reinício de suas atividades nesta cidade do Rio de Janeiro. Pai Pedro Miranda foi um exemplo digno de umbandista, de acordo com Jesus e o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Que Jesus o abençoe sempre com sua paz e sua alegria, nos páramos espirituais onde certamente se encontra.

Encontrou, o Pai Norevaldo, na Umbanda, seu caminho espiritual. Na Umbanda do Sete Encruzilhadas encontrou todas as coisas a ele importantes na vivência religiosa, com conteúdo de doutrina, ritual e magística. Enfim, Pai Norevaldo, Sacerdote de Umbanda, hoje Sacerdote Dirigente do Templo Espiritualista do Cruzeiro da Luz, bebe na doutrina de Umbanda sua realização religiosa expressa, assim, pelo Senhor Caboclo das Sete Encruzilhadas: “Umbanda é a manifestação do espírito para a Caridade. Não Cobrar. Não matar. Vestir o Branco. Evangelizar. Utilizar as forças da Natureza”.